sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Amamentação é garantia de saúde para mãe e bebê

Na semana da amamentação, Secretaria Estadual de Saúde ressalta a importância da amamentação para a saúde da mulher e bebê


Rico em proteínas, carboidratos, ferro, gordura, vitaminas e sais minerais, o leite materno é o mais completo alimento para o bebê. Ele contém todos os nutrientes necessários para que o recém-nascido cresça com saúde. Por esse motivo, deve ser utilizado, exclusivamente, até os seis meses de vida. Sua utilização poderá ser estendida até os dois anos ou mais, juntamente com a introdução de frutas, legumes, vegetais, cereais e carne.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano um milhão e meio de mortes poderiam ser evitadas apenas por meio do aleitamento materno, prática isolada que mais previne mortes infantis. 

É pensando nisso que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SESMG) participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que neste ano trabalha o tema: “Amamentação, uma experiência em 3D”, uma alusão à terceira dimensão do ato de amamentar, que é a comunicação, parte essencial na proteção, promoção e apoio à amamentação. As outras dimensões são as que se referem ao tempo (da gravidez ao desmame) e ao lugar (casa, comunidade).

No dia 2 de agosto , a SES promoveu debates e palestras ressaltando a importância do aleitamento materno. As atividades aconteceram em Belo Horizonte, na Cidade Administrativa, a partir das 9 horas e contou com a presença do Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques; da Presidente do Comitê de Aleitamento Materno, Vânia Aparecida de Lima Gonçalves Ribeiro; do Presidente da Fhemig, Antônio Carlos de Barros Martins, entre outras autoridades.
Benefícios da amamentação

Alessandra Gomes, referência Técnica em Aleitamento Materno e Nutrição Materno-infantil da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), conta que são inúmeros os benefícios da amamentação. “Na criança, ele sacia a sede, alimenta, garante proteção imunológica contra doenças respiratórias, inflamações, alergias, vômitos, diarréia, infecções bacterianas e virais. Favorece a boa formação do sistema nervoso, estimula a inteligência, além de ser mais higiênico, o que reduz o risco de contaminação.

Na mãe, a protege contra o câncer de mama e ovário, contribui para que o útero volte ao tamanho normal, reduz a chance de hemorragia, ajuda a diminuir o peso pós-parto, retarda a volta da fertilidade, não tem custo e auxilia na produção de ocitocina, substância que diminui a ansiedade materna. O ato de amamentar, também cria um forte vínculo entre mãe e filho”, explica.

Ainda segundo Alessandra, o fim da licença-maternidade antes do seis meses e, consequentemente a introdução de água e outros alimentos; o uso de chupeta e mamadeira; os horários fixos para a amamentação; o não conhecimento de suas vantagens e a falta de incentivo nas consultas médicas são alguns dos fatores de risco para o desmame precoce.

Bancos de Leite Humano

Há mais de vinte anos lutando em prol do aleitamento materno, o Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares é referência para o Estado de Minas Gerais.

Sua equipe atende diariamente mães e crianças da própria maternidade ou de hospitais externos com alguma intercorrência na amamentação. As principais são os desmames, os traumas mamilares, as mastites, a relactação e o ingurgitamento.

Outro trabalho de destaque oferecido pelo BLH é o incentivo à lactação adotiva. No mês de maio, deste ano, o banco realizou uma campanha incentivando a doação de leite. A iniciativa aumentou em 30% o volume do estoque, o que beneficiou várias crianças.










Nenhum comentário:

Postar um comentário