sexta-feira, 1 de abril de 2011

Osteopatia: uma solução para as dores no joelho


Atletas, como Ronaldo, têm maior predisposição ao problema, que pode ser tratado com a técnica manual

  
Atualmente, existem muitas pessoas que sofrem com dores nos joelhos. No entanto, são poucas as que se preocupam e dão a devida atenção para este problema, visto que é uma parte do corpo essencial para nossa locomoção.
O joelho é uma região complexa e com facilidade para sofrer lesões devido à exposição das articulações, que são bem vulneráveis. Segundo o fisioterapeuta e osteopata Dr. Felipe Yamaguchi, da Clínica Reacciona de Piracicaba, “as dores no joelho, do ponto de vista osteopático, aparecem, na maioria das vezes, por alterações advindas dos pés e da articulação do quadril. Mas também, podem ser resultado de processos como artrite e artrose - decorrentes do envelhecimento, sobre peso e sobrecarga da articulação do local, ou ainda, de lesões nos ligamentos e meniscos”, esclarece o especialista.     
O problema é muito comum e freqüente, mas, se algumas causas são de simples diagnóstico, em outros casos, porém, o esclarecimento das dores é uma tarefa trabalhosa e cuidadosa tanto para o profissional quanto para o paciente. “Como em qualquer processo que exista a dor, é o paciente quem irá definir o grau e a intensidade do incômodo. Quando esse gera incapacidade de executar uma determinada função, é preciso buscar tratamento. Cabe então ao osteopata identificar a origem da dor através de uma avaliação detalhada e tratá-la, devolvendo a biomecânica normal ao corpo do paciente e resultando na melhora significativa e, muitas vezes, absoluta do caso”, explica o proprietário da Clínica Reacciona.
Já para o fisioterapeuta e osteopata Gabriel Boal, há um grupo de pessoas com maior predisposição a ter este problema: os atletas. “É mais comum contrair as dores no esporte, onde existem fatores externos envolvidos, como traumas por impacto, quedas, acidentes e também, traumas gerados como entorses, luxações, fraturas, etc.”
No caso “Ronaldo”, por exemplo, que encerrou a carreira de jogador por não suportar mais as dores de joelho, depois de passar por inúmeras lesões seguidas de cirurgias, Dr. Boal afirma que, “se fosse avaliado e diagnosticado pelo osteopata que as dores foram em decorrência de alterações biomecânicas geradas pelas cirurgias e essas, mesmo assim, ainda fossem passíveis de serem alteradas, a ponto de gerar um novo equilíbrio biomecânico, visto que processos cirúrgicos alteram muito a estrutura normal do corpo, Ronaldo teria sim mais chances de continuar sua carreira”, declara o osteopata.  

Porém, não são só os atletas que estão mais aptos a terem este tipo de dor. De acordo com Dr. Yamaguchi: “Fisiologicamente, no corpo humano, dos 30 anos em diante, inicia-se um processo de envelhecimento que nada mais é do que a desidratação do corpo. Desta maneira, articulações em geral, discos vertebrais e meniscos perdem água e, conseqüentemente, suas funções de amortecimento, principalmente em indivíduos sedentários e com sobre peso”. 
E prevê: “Com atividades físicas supervisionadas e bem orientadas, através de exercícios como alongamentos e fortalecimentos específicos, é possível sim, amenizar ou evitar problemas na articulação do joelho”.
Sobre a Clínica Reacciona

Coordenada pelos fisioterapeutas Felipe Yamaguchi e Gabriel Boal, a Clínica Reacciona foi idealizada e projetada para oferecer um atendimento de qualidade em um ambiente tranqüilo e aconchegante. Sinônimo de bem estar, o espaço conta com todas as ferramentas necessárias e os equipamentos mais modernos para proporcionar um tratamento eficaz e definitivo. A equipe da Clínica Reacciona é composta por profissionais formados e especializados nas áreas de osteopatia, fisioterapia e nutrição. Todos, com um amplo currículo, estão prontos e aptos a apresentarem os melhores resultados dentro das funções estabelecidas, sempre visando o bem estar e a melhora do paciente. A ética profissional, a competência e o conhecimento adquirido através de anos de estudo e dedicação, fazem da Clínica Reacciona um espaço completo e totalmente capacitado.

A clínica fica localizada na Av. Independência, 350, sala 113, 11º andar, Ed. Primus Center, Piracicaba – SP. Telefone: (19) 3375-2400. Para conhecer mais, acesse o blog: http://www.clinicareacciona.blogspot.com/ e o site: www.reacciona.com.br  




     Daniella Rolim
       Jornalista e Assessora de Imprensa
                        (19) 9316-4129

Nenhum comentário:

Postar um comentário