sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dia Mundial da Conscientização do Autismo será marcado por caminhada em Cataguases

Na programação palestras com profissionais, encontro de pais de filhos autistas e muito mais. Últimas inscrições.
gaac 1j5i52 No próximo sábado, 02 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar essa data,    conscientizar e reforçar a importância de um diagnóstico precoce da síndrome do autismo, o Grupo dos Amigos Autistas de Cataguases – GAAC realiza a Caminhada Azul. A passeata sairá às 8h30 da Praça de Esportes, na Avenida Astolfo Dutra, em direção à Praça Rui Barbosa, onde haverá distribuição de panfletos e cartilhas sobre o tema; presença de familiares de autistas e profissionais da área, além de outras atrações para as crianças.
dia 02 de abril será encerrado com uma missa às 19h30 na Igreja Santa Rita de Cássia, cuja torre será iluminada com a cor azul. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina. A ideia de iluminar algum  ponto importante da cidade é para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa complexa síndrome.
Durante toda a semana seguinte, até o sábado (09/04), essa discussão continua no Centro Cultural Humberto Mauro (CCHM), em Cataguases, com palestras, apresentação de casos práticos, discussão sobre as práticas adotadas e expectativas de desenvolvimento para os autistas.
Para isso, de 04 a 07 de abril, será realizado um ciclo de palestras com profissionais da região. Sempre no período noturno. Nos dias 08 e 09, acontece o II Simpósio com a presença de especialistas de referência nacional no autismo.
No dia 09, o evento contará com a presença especial do adolescente autista de 16 anos, Nicolas Brito, conhecido nacionalmente por suas diversas entrevistas e vídeos, inclusive com pessoas famosas. Nicolas é estudante de uma escola regular e percorre todo o Brasil, realizando palestras e compartilhando sua própria história, desafios e conquistas, além de levar informações importantes sobre o autismo. Nas horas vagas, ele é fotógrafo freelance.
Outra presença de destaque é o doutor em Educação, psicopedagogo, pesquisador e professor Eugênio Cunha, autor de diversos livros sobre inclusão social e autismo, uma síndrome que hoje atinge mais de 2 milhões de brasileiros e no mundo mais de 70 milhões de pessoas, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Precisamos disseminar a ideia de que a informação é o melhor caminho para a quebra de paradigmas e do preconceito. Nossa história começou diante da dificuldade de inclusão escolar e tratamento especializado para o Autismo aqui na região. Precisamos alertar nossos profissionais de saúde e educação o quanto é determinante o diagnóstico precoce e que o processo de inclusão é complexo, mas que o sucesso depende apenas de vontade e capacitação”, comenta uma das organizadoras do evento e fundadora do GAAC, Fernanda Vidal Magalhães, mãe da Lara de sete anos com autismo.
“A falta de informação alimenta o preconceito. Podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Crianças e adultos especiais são capazes de superar seus limites e ter todas as suas potencialidades plenamente desenvolvidas”, acrescenta a terapeuta especializada em Autismo, Priscila Machado.
O GAAC, criado em 2014, é formado por pais de crianças autistas que se reúnem mensalmente para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.
Para contribuir com o evento que é gratuito e aberto ao público, o GAAC está com um ponto de vendas de camisas com a frase AUTISMO mais informação menos preconceito. Outras informações e inscrições pelo site: https://gaac.vpeventos.com/. As vagas são limitadas. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário