sexta-feira, 19 de outubro de 2012

SES lança unidade móvel de saúde para aumentar exames de mamografia


A elevação dos exames de mamografias realizadas e o lançamento da unidade móvel de saúde da mulher foram a tônica do evento que aconteceu nessa quinta-feira, 18/10, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia, comandada pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, foi lançada a Unidade Móvel de Saúde e apresentado um balanço do Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama em Minas Gerais. A unidade móvel de saúde é um caminhão totalmente equipado e preparado para realizar as mamografias e que vai percorrer todas as regiões do estado, garantindo maior agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame.

 
Se compararmos o mesmo período entre 2011 a 2012, observa-se uma elevação de 30.409 exames realizados. De abril a agosto de 2011 foram 218. 934 mamografias, já neste mesmo período em 2012, foram 249. 343 exames.

O Secretário Antônio Jorge foi enfático ao mostrar os dados atuais sobre o câncer de mama em nosso estado. “O câncer de mama atualmente é a segunda causa de morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas Gerais. O Programa de Combate ao Câncer de Mama de Minas Gerais tem como meta atender a 50% da população feminina, na faixa etária de 45 a 69 anos e buscamos orientar e informar à população em tempo integral. Ao ampliar a faixa etária, facilitamos o acesso ao exame de mamografia, de um lado, promovemos o diagnóstico precoce e, de outro, ofereceremos a possibilidade de um início de tratamento mais ágil”, explicou. O Secretário também esclareceu que não é necessário que a mulher passe por consulta médica para requerer o exame. Ela pode ir a uma unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar a guia para realização do exame, ou então obter o documento pela internet. Basta acessar à página do facebook da SES, preencher os dados e mandar imprimir o formulário. Com o documento em mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização da mamografia. 

Formulário disponível em: link: https://www.facebook.com/SaudeMG/app_435725173158755.

O Presidente da Associação Médica de Minas Gerais, Lincoln Lopes Ferreira, discursou comentou sobre a importância de iniciativas como essas. “Participar de uma iniciativa dessa é algo que faço independente de estar ou não preparado para falar e sempre com muita emoção. Repetimos algumas coisas que parecem até mantra, mas o fato é que o câncer de mama, normalmente começa pequeno, é um processo que se inicia célula a célula divisão a divisão.  Quanto mais cedo for dado o diagnóstico, maior serão os índices de cura e as mutilações serão menores. Ao promover uma iniciativa desse tipo, ou seja, sair da passividade e ir pra  atividade, nós da Associação Médica de Minas Gerais só podemos saudar como uma iniciativa de extremo valor. Parabenizo ao Secretário Antônio Jorge e estou representando quase 20 mil colegas e temos certeza que este projeto colherá muitos frutos. Muitas vidas serão poupadas, muito sofrimento será evitado. Portanto parabéns ao Governo de Minas”. 

 

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a publicitária e blogueira Cris Guerra contou que a mãe havia falecido vítima do câncer de mama: “Acho importante falar, porque pra mim essa campanha tem um significado muito importante. Eu perdi a minha mãe quando ela tinha 55 anos. Meu irmão estava acidentado e ela descobriu um caroço no seio e como meu irmão estava no hospital ela demorou  para fazer o exame, e quando fez o exame, o câncer já havia alastrado para os gânglios das axilas. Ela passou por alguns procedimentos, como o esvaziamento e ficou 2 anos lutando pela vida. Minha mãe era uma pessoa extremamente feliz, mas chegou uma hora em que ela não aguentou e faleceu.  Então, eu vivo um pouco com esse fantasma, eu tinha 24 anos quando ela faleceu e faço mamografia desde os 30 anos. Por isso  parabenizo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e estarei sempre apoiando esse tipo de iniciativa. Estou muito feliz em poder ajudar e estamos atentos a essa doença. Tem uma foto no meu perfil do facebook com minha mãe e, pra mim, ela é a maior bandeira dessa campanha”.

Enquanto as autoridades e personalidades discursavam, artistas plásticos grafitavam telas que serão expostas na Cidade Administrativa de Minas Gerais. As telas são alusivas à temática do outubro rosa.

A doença

De acordo com o INCA o Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, 06 brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.

O principal objetivo do Outubro Rosa é Incentivar as mulheres mineiras da faixa etária de 45 a 69 anos a realizarem a mamografia a cada dois anos. O Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, 06 brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário