A
elevação dos exames de mamografias realizadas e o lançamento da unidade móvel
de saúde da mulher foram a tônica do evento que aconteceu nessa quinta-feira,
18/10, no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Durante a cerimônia,
comandada pelo Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de
Souza Marques, foi lançada a Unidade Móvel de Saúde e apresentado um balanço do
Programa Estadual do Controle do Câncer de Mama em Minas Gerais. A unidade
móvel de saúde é um caminhão totalmente equipado e preparado para realizar as
mamografias e que vai percorrer todas as regiões do estado, garantindo maior
agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame.
Se compararmos o mesmo período entre
2011 a 2012, observa-se uma elevação de 30.409 exames realizados. De abril a
agosto de 2011 foram 218. 934 mamografias, já neste mesmo período em 2012,
foram 249. 343 exames.
O
Secretário Antônio Jorge foi enfático ao mostrar os dados atuais sobre o câncer
de mama em nosso estado. “O câncer de mama atualmente é a segunda causa de
morte na população mineira e corresponde a 14,1% de todas as mortes em Minas
Gerais. O Programa de Combate ao Câncer de Mama de Minas Gerais tem como meta
atender a 50% da população feminina, na faixa etária de 45 a 69 anos e buscamos
orientar e informar à população em tempo integral. Ao ampliar a faixa etária, facilitamos
o acesso ao exame de mamografia, de um lado, promovemos o diagnóstico precoce
e, de outro, ofereceremos a possibilidade de um início de tratamento mais ágil”,
explicou. O Secretário também esclareceu que não é necessário que a mulher
passe por consulta médica para requerer o exame. Ela pode ir a uma unidade de
saúde mais próxima de casa e solicitar a guia para realização do exame, ou
então obter o documento pela internet. Basta acessar à página do facebook da
SES, preencher os dados e mandar imprimir o formulário. Com o documento em
mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização
da mamografia.


Emoção
Um
dos momentos mais emocionantes do evento foi quando a publicitária e blogueira
Cris Guerra contou que a mãe havia falecido vítima do câncer de mama: “Acho
importante falar, porque pra mim essa campanha tem um significado muito
importante. Eu perdi a minha mãe quando ela tinha 55 anos. Meu irmão estava
acidentado e ela descobriu um caroço no seio e como meu irmão estava no
hospital ela demorou para fazer o exame,
e quando fez o exame, o câncer já havia alastrado para os gânglios das axilas.
Ela passou por alguns procedimentos, como o esvaziamento e ficou 2 anos lutando
pela vida. Minha mãe era uma pessoa extremamente feliz, mas chegou uma hora em
que ela não aguentou e faleceu. Então,
eu vivo um pouco com esse fantasma, eu tinha 24 anos quando ela faleceu e faço
mamografia desde os 30 anos. Por isso
parabenizo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e estarei
sempre apoiando esse tipo de iniciativa. Estou muito feliz em poder ajudar e
estamos atentos a essa doença. Tem uma foto no meu perfil do facebook com minha
mãe e, pra mim, ela é a maior bandeira dessa campanha”.
Enquanto
as autoridades e personalidades discursavam, artistas plásticos grafitavam
telas que serão expostas na Cidade Administrativa de Minas Gerais. As telas são
alusivas à temática do outubro rosa.
A doença
De
acordo com o INCA o Câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil.
A cada hora, 06 brasileiras recebem a notícia de que têm a doença. A única
forma de aumentar as chances de cura do câncer de mama é com o diagnóstico
precoce. A partir da mamografia é possível descobrir a doença na fase inicial.
O
principal objetivo do Outubro Rosa é Incentivar as mulheres mineiras da faixa
etária de 45 a 69 anos a realizarem a mamografia a cada dois anos. O Câncer de
mama é o tipo de câncer que mais mata no Brasil. A cada hora, 06 brasileiras
recebem a notícia de que têm a doença. A única forma de aumentar as chances de
cura do câncer de mama é com o diagnóstico precoce. A partir da mamografia é
possível descobrir a doença na fase inicial.
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