sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estado inaugura UBS para Porteirinha


Por meio do programa Saúde em Casa, estado inaugura Unidade Básica de Saúde (UBS), fortalecendo a saúde preventiva nos municípios mineiros

Crédito das fotos: André Brant
Minas investiu R$ 345 mil na construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porteirinha, no norte do estado. Para entregar essa obra, o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, esteve em Porteirinha nesta sexta-feira, 17/06.
“A construção da saúde pública necessita de pessoas com boas idéias e disposição. A atenção primária, por focar na prevenção, diminui os custos com procedimentos, sendo capaz de superar as dificuldades dos pequenos municípios e tornar a população mais saudável”, disse o secretário.  Na unidade, atuarão 2 Equipes de Saúde da Família (ESF). Cada uma dessas equipes é composta por clínico geral, ginecologista, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, psicólogo e agentes comunitários de saúde (ACS).
Aproximadamente 7 mil moradores do bairro Vila Serranópolis e São Joaquim serão beneficiados. A UBS oferece serviços de imunização, consultas de clínica médicas, educação em saúde, consultas ginecológicas, coleta de material para exames laboratoriais, escovação supervisionada, atendimento de enfermagem, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e orientações em saúde bucal.
Durante a cerimônia de inauguração, os ACS receberam bicicletas para realizarem os trabalhos da equipe. “A saúde é fundamental na construção de uma melhor qualidade de vida. Além disso, os profissionais da atenção básica fazem um trabalho preventivo de informação e de mobilização", explicou o prefeito, Juracy Freire.

Crédito das fotos: André Brant
Santa Casa
A Santa Casa de Misericórdia do município também foi beneficiada, com investimentos do estado. Através de convênio estabelecido com o estado, o hospital recebeu R$150 mil para aquisição de medicamentos. “O Estado está investindo em Porteirinha para ampliar e melhorar o acesso ao SUS. Esses recursos fazem parte das diversas ações de Minas para garantir qualidade e eficiência na assistência à saúde prestada à população”, disse o deputado federal, Márcio Reinaldo.
Referência para os municípios de Pai Pedro, Serranópolis de Minas, Riachos dos Machados, Mato Verde, Gameleira e Catuti, o hospital oferece especialidades médicas como ginecologia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.
De acordo com Carlos Alberto de Freitas, diretor do hospital, aproximadamente 5 mil atendimentos ambulatoriais e 225 internações são realizados por mês na unidade.
O hospital é equipado com desfibrilados, monitor multiparâmetro, oxímetro, carrinho de urgência/emergência, berço aquecido, incubadora de transporte, bomba de infusão, ultrassom, raio X, eletrocardiograma, mamógrafo.
“Na Santa Casa atuam 07 médicos plantonistas e 05 médicos que fazem consultas ambulatoriais. O hospital possui capacidade para realizar exames de RX, ultrassonografias, exames laboratoriais e cirurgias ortopédicas simples”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Lara Jamile.
Para Arlen Santiago, deputado estadual, as políticas de saúde em Minas têm contribuído para garantir à população melhor assistência. “Serviços de saúde mais humanos e mais acessíveis estão presentes no momento em que as pessoas mais precisam. Isto prova os avanços de Minas na saúde”, completou.
Para fortalecer a prestação de serviços de saúde na unidade e também na atenção primária, Antônio Jorge, anunciou novos investimentos: “Porteirinha investe em saúde e trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas. O estado quer ser parceiro do município nessa empreitada”, finalizou.  (divulgação da SES-MG )

Nenhum comentário:

Postar um comentário