Mais de mil pessoas participaram dia 19 (abril/2011) no Parque Municipal , em Belo Horizonte, das atividades que conduziram à Caminhada da Saúde, evento promovido pelo Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (SESC-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
A proposta da ação é despertar o interesse da população para a prevenção de doenças e a busca por hábitos saudáveis de vida, aproveitando a comemoração da Semana da Saúde.
Segundo o Diretor de Projetos e Ações de Saúde do SESC/MG, Antônio Carlos Campos, o evento deve servir como um pontapé para que as pessoas assumam maior responsabilidade nos assuntos de saúde. “Nossa ação tem caráter motivacional, queremos incentivar as pessoas a adotarem uma postura de prevenção aos muitos males que combatemos e assumirem essa tarefa rotineiramente”, explicou. Sobre a dengue, Antônio é enfático: “A dengue é uma doença combatida exclusivamente pela prevenção, por isso temos que deixar bem claro que os cuidados contra ela devem ser contínuos e se tornarem hábitos diários”, afirmou.
Na ocasião, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecerem o Dengômetro e se informarem sobre a situação da dengue no Estado e o que fazer para mobilizar sua comunidade. “A prevenção contra a dengue é essencial. Ouvimos muito sobre a situação crítica da doença e aqui pude conhecer muita coisa bacana sobre como combatê-la. Também vou levar para o meu netinho esse almanaque [Almanaque Edi e Gita] que adorei”, comentou a aposentada Helena Medeiros, que participou da caminhada de quase 1 quilômetro que percorreu o entorno do Parque Municipal.
O Dengueville- jogo para mídias sociais que ensina a combater a dengue- foi outra atração que atraiu a atenção de quem passava. “Achei muito legal o jogo, porque a gente acha que é fácil, mas depois vai vendo que é difícil encontrar os lugares que temos de limpar, então ficamos com vontade de jogar mais”, contou Cristiane Costa, uma das integrantes do Grupo de Fanfarra da Escola Municipal Aníbal Machado Caic, de Sabará, que se apresentou para a abertura da caminhada.
Paralelamente à caminhada, foram realizadas avaliações, como teste de glicemia, aferição de pressão arterial, oficina de prevenção ao câncer de mama e de boca, medição de massa corporal, mapeamento de manchas da pele, espirometria, acuidade visual e auditiva.
Foram parceiros nesta ação: Brasifilme (Carestream); Copasa; Human do Brasil; JP Diagnóstica; Secretaria de Estado da Saúde; Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude; Shimadzu; Visiomed (Toshiba).
Blitz ecológica no Barreiro
No domingo, 17 de abril, os moradores do Barreiro além de receberem informações sobre como cuidar do meio ambiente contaram também com informações de como se prevenir e eliminar o mosquito da dengue.
Na praça José Verano , conhecida como Praça da Febem, a SES, em parceria com a Ong Zeladoria do Planeta promoveram algumas horas de entretenimento e informação. Várias pessoas que circulavam pela praça visitaram o dengômetro e receberam o manual do combatente da dengue, folhetos e adesivos de carro com a identidade da campanha.
Entre as crianças o sucesso maior foi o Dengue Ville. Muitas crianças fizeram fila para participar do jogo e aprender brincando como combater a dengue. “Achei o jogo muito legal. Vou continuar jogando no computador de casa e ensinar aos meus irmãos como podemos combater o mosquito”, afirmou João Victor Barbosa de 11 anos.
Para o responsável pela Ong Zeladoria do Planeta, Fernando Benício, a presença das ações de combate à dengue foram fundamentais. “Esta parceria foi muito importante. O combate à dengue com a eliminação de objetos que acumulam água também contribui para a preservação do meio ambiente”, afirmou. ,Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Saúde - MG http://www.saude.mg.gov.br/
Secretaria de Estado de Saúde - MG http://www.saude.mg.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário