Em Minas Gerais, os produtores de leite de Cataguases, no leste do estado, estão com dificuldade para escoar a produção. A chuva comprometeu boa parte das estradas da zona rural do município. O trajeto que os produtores da colônia Major Vieira, na zona rural de Cataguases, Minas Gerais, fazem todos os dias está comprometido. A região é forte na pecuária leiteira e com as chuvas dos últimos dias, as estradas estão péssimas. Escoar a produção fica bem difícil. Na propriedade de seu José, o caminhão chega com dificuldade. Muitos produtores vizinhos acabam indo para lá com os barris cheios. Por dia, são produzidos cerca de dois mil litros de leite. O tempo perdido com o transporte faz com que o produto perca qualidade.
O escoamento da produção é feito principalmente por caminhões, mas a partir de um certo ponto, eles já não conseguem mais passar. Para continuar subindo, os produtores têm que dar outro jeito.
A carroça que vai na frente não teve dificuldade, mas para chegar até a propriedade de seu Luís, um sufoco. De carona no carro dele, no caminho, muitas pedras, lama e sacolejos dentro do carro. Faltando pouco para chegar, o carro atolou e nada deu jeito, nem a ajuda de três homens. Usaram corda e até uma enxada para tirar o barro.
"É a dificuldade nossa de escoar o leite e trazer ração para o gado. Temos que deixar na propriedade que fica no início da estrada e trazer no lombo do burro de carroça para cá", contou Luiz Leite Antonucci", criador.
Meia hora depois, eles finalmente consegue desatolar o carro, já podem encher o barril de leite e descansar porque ainda tem a volta.
Fonte: Globo Rural (de WWW.portalclick.com.br )
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário