quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SEBRAE-MG ORIENTA EMPRESÁRIOS SOBRE A ADESÃO AO NOVO SISTEMA


Nota Fiscal Eletrônica
A partir de 1º de dezembro, todas as vendas de mercadorias interestaduais, de importação e exportação e para administração pública direta ou indireta serão obrigadas a emitir de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Para orientar sobre o novo sistema, o Sebrae-MG promove palestras gratuitas para empresários que ainda têm dúvidas sobre a emissão do documento. Os eventos serão realizados nos dias 18 e 24 de novembro, em BH.
A NF-e foi instituída em caráter nacional em 2005 e está sendo implantada gradativamente.  O documento já é obrigatório para contribuintes de ICMS que desenvolvem atividade industrial, de comércio atacadista, de distribuição, para empresas que vendem mercadorias para a administração pública e para outras unidades da federação.
Empresas obrigadas a emitir NF-e que ainda não se adequaram ao novo sistema podem ser multadas. A NF-e é exigida para empresas dos mais variados setores econômicos e de todos os portes. A obrigatoriedade não é válida para Empreendedores Individuais.
Entre os benefícios do novo sistema estão o aumento da transparência nos processos de emissão e recebimento de documentos fiscais, diminuindo a sonegação e as fraudes. Também permite o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelas Secretarias da Fazenda. As empresas poderão reduzir custos com a impressão das notas.
Em Minas Gerais, as empresas podem saber se sua atividade foi incluída no novo sistema consultando o site da Receita Estadual, que tem uma lista completa com todos os CNPJs obrigados a emitir a Nota Fiscal Eletrônica.
Palestra Nota Fiscal Eletrônica
18 de novembro, às 8h30
24 de novembro, às 18h30
Auditório do Sebrae-MG
Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Suíça
Belo Horizonte/MG
Inscrições e informações: www.sebraemg.com.br ou 0800 570 0800


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário